agosto 17, 2015

Os voluntários também se abraçam


O Centro de Apoio aos Sem Abrigo – C.A.S.A. é uma Instituição de Solidariedade Social que tem como objetivo o apoio às populações mais carenciadas e aos sem abrigo.

Atualmente esta organização tem centenas de voluntários distribuídos por 12 delegações espalhadas de Norte a Sul do país.

Há já alguns anos que a Igreja Evangélica Batista de Cedofeita – IEBC no Porto, se associou a esta Instituição, materializando assim, o espírito Cristão de Solidariedade e Amor ao próximo.

Esta reunião entre a C.A.S.A. e a IEBC teve como principal impulsionador o irmão Pedro Barbosa membro da referida Igreja.

Uma experiência ocasional passada por este irmão com os sem abrigo, levou-o a ponderar da possibilidade de se entregar de corpo e alma a esta causa.
 
 

Organizando um pequeno grupo na referida igreja, faz protocolo com a Instituição a C.A.S.A., e logo de seguida passa à distribuição de refeições e roupa aos sem abrigo todos os sábados à noite. Esta distribuição já passou por diversos pontos da cidade, estando de momento, na praça da Batalha.

O grupo é constituído por 4 subgrupos de cerca de 10 voluntários cada e serve entre 130 a 150 refeições.

Neste contexto, surgiu a necessidade de fortalecer laços entre os voluntários, criando um espírito de amizade e coesão, essencial a um grupo de trabalho. Assim, tornam-se mais fortes e capacitados para a tarefa de distribuição que por vezes não é nada fácil. Surgem então, os 'famosos' jantares de voluntários que permitem o encontro entre voluntários dos diversos grupos.

O último jantar, no passado dia 25/07/15, permitiu o encontro de cerca de 30 voluntários. Foi um tempo de excelência, onde sempre nos podemos conhecer melhor, fortalecendo laços e amizades. No final, enquanto uns conversavam e tiravam fotografias, outros jogavam bilhar e ping - pong.  Foi um momento de total descontração onde pairava no ar a alegria e o contentamento por servir uma causa que a todos nós diz respeito. Para memória futura foram tiradas fotografias que refletirão um pouco de que lá se passou. Para ver, clique aqui.